sexta-feira, 18 de março de 2016

Socrates é Culpado?




“É hora de repor a verdade e de desmascarar o embuste. É hora de acabar com a injustiça. É hora de defender José Sócrates.”
"A governação de Sócrates foi absolutamente inédita. Sócrates foi o maior reformador e o maior modernizador de Portugal e da Sociedade Portuguesa de todos os tempos. Durante a sua governação, Portugal viria a destacar-se internacionalmente em domínios como a Educação, a Ciência e a Tecnologia, a Investigação Científica, A Energia e o Ambiente e na Saúde. Sócrates promoveu o acesso e a utilização das novas tecnologias na Escola e na Administração Pública. Sócrates promoveu o regresso à Escola e o aumento das qualificações dos Portugueses, o que muito contribui para uma melhoria da auto-estima de todos aqueles que beneficiaram das Novas Oportunidades. Sócrates combateu a burocracia e a ineficiência do Estado. Sócrates introduziu o Inglês (uma língua universal) nas Escolas de forma a tornar os jovens Portugueses mais competitivos. Durante a sua governação, Portugal passou a ocupar lugares de destaque nos Rankings mundiais, em domínios como a Investigação Científica, no Ensino Superior, no Investimento em Energias Renováveis, na
promoção da mobilidade elétrica, na Saúde, na Educação, etc.
Sócrates foi, é, e será sempre um Líder, em qualquer circunstância e em qualquer parte do Mundo. Sócrates é carismático. A sua boa figura é elogiada internacionalmente. Sócrates está bem preparado politicamente. É um Político nato. O seu brilhantismo ofusca e enche de inveja os seus adversários. O seu espírito corajoso e combativo esmaga-os politicamente. Mas todas estas qualidades não lhe trazem só vantagens. Sócrates é um socialista no sentido da luta pela defesa das classes mais desfavorecidas, e esbarra nos interesses corporativos e nos grandes lobbies que sempre dominaram Portugal. A sua visão de futuro e de desenvolvimento coloca-o em rota de colisão com o obscurantismo religioso e com o revanchismo da direita fascista portuguesa. Não admira, pois, que tenha inimigos!
O invejoso não procura ultrapassar a sua desvantagem com mérito. Em vez disso boicota. Persegue, calunia, humilha. A arma dos invejosos é a mentira. A mentira visa destruir o adversário, fazendo recair sobre ele suspeitas e falsas acusações. Ao ver o adversário diminuído, o invejoso vê atenuado o seu complexo de inferioridade e sente-se vingado. A terrível campanha de demonização de Sócrates é a prova mais cabal da miséria moral e intelectual dos seus inúmeros inimigos políticos.
A demonização de Sócrates é apenas uma das componentes de uma estratégia mais ampla de contra-informação que visa a manipulação da opinião pública. Em política, as campanhas de contra-informação visam atirar areia para os olhos, desviar as atenções, promover o ódio, o desconforto, o medo e a insegurança, de forma a tornar a população mais receptiva ao embuste. O objetivo dos embusteiros é “o pote”, como bem afirmou um dos seus muitos adversários.
A blogosfera e as redes sociais vieram facilitar sobremaneira a vida aos embusteiros. Nunca, como hoje, foi tão fácil condicionar os media e a opinião pública através da publicação de mentiras, da manipulação de fóruns e de debates nas rádios e nas televisões. A máquina de propaganda de Passos Coelho percebeu isso melhor do que ninguém. É do conhecimento público que Passos Coelho reunia frequentemente com bloggers. É do conhecimento público que a máquina de propaganda de Passos Coelho fornecia frequentemente material informativo aos bloggers com orientações acerca de como condicionar os media e a opinião pública. Miguel Relvas é tido como o mentor da campanha de propaganda e contra-informação de Passos Coelho. Este batalhão de voluntários “jovens e frenéticos, imersa dos pés à cabeça no mundo da net e imbuída de um messianismo que não olha a meios para erigir um país novo”, tal como se lhes refere Manuel
Carvalho num artigo intitulado “Campanha Tóxica” (Público, 2015) colhia grande auto-satisfação com estas actividades. Diz Jorge Mendes num artigo intitulado “A hora dos jornalistas” (JN, 2015) que bastava que a máquina de propaganda disparasse uns tweets, posts, SMS, MMS e esperar que os "likes" e os "shares" fizesse o seu caminho que, passado algum tempo, até as televisões já falavam sobre o assunto. Os opinion makers não tardavam a dar crédito e importância a estas teses conspirativas. A comunicação social tornou-se um alvo fácil dos conspiradores.
Foi assim que Passos Coelho derreteu e destronou os adversários internos e ascendeu a Secretário Geral do partido. Foi também assim que Passos Coelho viria a derrotar José Sócrates em 2009. Convém notar que, tal como referido por Manuel Carvalho, “pelo menos 11 destes operacionais, entre eles o ex-ministro Álvaro Santos Pereira ou o influente deputado Carlos Abreu Amorim, acabaram por ver a sua acção premiada com altos cargos no Governo ou na Assembleia”. Isto, por si só, já diz muita coisa acerca da qualidade moral e intelectual do actual executivo!
“Sócrates levou o país à ruína”, “Sócrates chamou a Troika”, dizem os embusteiros! A crise de 2008 pôs em evidência as fragilidades do Euro, a falta de atitude do BCE e a intransigência do Governo Alemão. A máfia financeira internacional não tardou a perceber estas fragilidades e montou um verdadeiro cerco às economias mais frágeis da zona Euro. Sócrates negociara de forma brilhante com a UE um pacote de ajuda financeira que teria que ser ratificado pelo parlamento nacional. O aparelho do PSD percebera que essa era a sua oportunidade de derrubar o governo. A malta de Passos descobrira aí a sua oportunidade de “ir ao pote”! “Ou vamos ao pote, ou vais de volta para Massamá”, foi o ultimato de Marco António Costa. E Passos não tardou a fazer-lhe a vontade, ele próprio sedento de poder arrastando Portugal e os Portugueses para uma situação caótica que nos deixou inteiramente à mercê dos credores
internacionais. Como se não bastasse, Passos ainda teve coragem para atirar as culpas para cima do homem (José Sócrates) que ligou para a linha de emergência! E, não é que o povo embarcou nesse embuste e mentira?! A retórica dos embusteiros segue à risca a cartilha da Kriegspropaganda (propaganda de guerra) Nazi. Um discurso nivelado por baixo, dirigido às massas, destinado a incutir na opinião pública a crença na existência de um vilão e de um potencial salvador. Um discurso de chavões, feito por amadores, tal como foi referido por Belmiro Fernandes Pereira (especialista em retórica, FLUP). Um discurso recheado de truques fáceis, mas que “não cola com a realidade”. Mas, quem se interessa pela Verdade? Quem quer saber da realidade, quando a mentira até dá jeito? Tal como dizia o ministro da máquina de propaganda Nazi, mentiras repetidas até à exaustão acabam por se tornar verdades. A narrativa pegou... pegou, inclusivamente, dentro do PS. A narrativa foi continuamente reforçada pelos comentadores afectos ao Governo que proliferam nas televisões, fazendo Kriegspropaganda sem qualquer espécie de contraditório.
De tal forma que Sócrates sentiu necessidade de quebrar o silêncio e de regressar ao debate político para repor a verdade e para se defender. Fê-lo de forma tão certeira e eficaz que não tardou a infligir baixas na coligação. Primeiro Relvas, a seguir Victor Gaspar, Portas esteve por um fio, por causa de Portas, saiu Álvaro Santos Pereira… por fim, Miguel Macedo! Os estragos causados pelas verdades de Sócrates ao governo de coligação de direita foram tantos e tão sérios que havia urgência de o calar antes que não restasse pedra sobre pedra. A Ministra da Justiça deixava já transparecer que algo estaria para acontecer, quando dizia que o tempo da impunidade estava a chegar ao fim! Pouco tempo depois, Sócrates acabaria detido da forma mais sinistra e maquiavélica pela autoridade tributária (e com o país todo a assistir pela televisão!) e indiciado por vários crimes que até hoje ninguém percebe! Um órgão de comunicação social transformado em porta voz do sistema do sistema judicial! Um Estado de Direito em que, depois deste caso, já muito pouca gente acredita nele, e a trazer de volta o terror e os atropelos do fascismo! Uma justiça que aparenta querer impor-se pelo medo e não pelo merecido respeito! Se fazem isto a um ex-Primeiro Ministro, o que não poderão fazer a qualquer de nós?
É por isso que, independentemente de partidos ou de ideologias, todos aqueles que não pactuam com a injustiça, com a mentira e com infâmia, se devem mobilizar corajosamente na defesa da dignidade humana e dos princípios de um Estado de Direito democrático e decente. É hora de pensarmos por nós próprios, pondo de parte os ódios completamente infundados e irracionais que nos quiseram incutir. É hora de repor a verdade e de desmascarar o embuste. É hora de acabar com a injustiça. É hora de exprimir, alto e bom som, a nossa indignação. É hora de exercer plenamente a Liberdade tão duramente conquistada pelos heróis de Abril. É hora de despertar da mentira, da inércia e de ter coragem e a verticalidade para romper com o cinismo. É hora de aderires ao movimento de apoio a José Sócrates, para que o desastre em que caminhamos a passos largos não se consuma em plenitude e nos arraste a todos nós! Por: Dulce Presilha
Defensores de José Sócrates e de Portugal,



 
       

OPA da Sonae
O jornalista Micael Pereira, às ordens de Pinto Balsemão, faz uma análise publicada na Revista do Expresso de hoje sobre o caso Sócrates.
Descreve tudo o que foi referido com tendo algo a ver com o ex-PM para concluir que nada tem uma consistência indiscutível exceto a OPA da Sonae sobre a PT, mas aí engana-se nas contas quando diz que os 5,1% das ações detidas pela CGD foram decisivas. Verdadeiramente decisivas seria 50,1% do capital representado na Assembleia de Acionistas.
Na verdade, estiveram lá acionistas com 67% do capital, dos quais votaram contra a OPA 46,58% e a favor 43,90%. Portanto os 5,1% representaram menos de um nono dos 46,58 e ninguém pode dizer o que tem mais valor, 41,08% ou 5,10%.
Numa sala de tribunal, o Ministério Público passaria por uma fase extremamente ridícula, pois números são números a sua importância é apenas numérica, pelo que não dependem da vontade parcial de um jornalista e muito menos de algum magistrado que não pode transformar 5,10 em 46,58. Não pode, mas na minha opinião é capaz de querer, considerando que estaria tudo combinado antecipadamente, mesmo que não tenha nenhum prova disso.
Na referida Assembleia de Acionistas, os resultados oficiais foram os seguintes:
Presenças na AG = 67% do capital da PT
Contra a OPA = 46,58% do capital representado na AG
A Favor da OPA = 43,90% do capital representado na AG
Abstenção= 9,52% do capital representado na AG
Recordo que bastava 33% dos votos presentes na AG para acabar com a OPA.
Os acionistas presentes foram os referidos na lista aqui reproduzida com foto e percentagem do capital. Parece que nenhum terá confessado que combinou tudo com Sócrates ou que era seu amigo ou que teria combinado com Zeinal Brava qualquer coisa nem que os magistrados os tenham chamados para saber com que interesses é que votaram. Claro, não os chamaram porque nada há na lei que permita à magistratura questionar um votantes, seja do que for, e admito que o voto tenha sido secreto.
Micael Pereira escreve que Sócrates teria sido contemplado com 17 milhões de euros que não foram para nenhuma conta sua. Por outro lado, o Pereira escreve que Sócrates poderia ter gasto 600 mil euros, sem falar em empréstimos recebidos, venda do apartamento na Rua Braamcamp, etc.
Refere, contudo, que o Estado dirigido pelo PM Sócrates absteve-se com as suas "golden shares" e as ações da CGD eram do tipo normal.
Curiosamente o mexicano Carlos Slim é que poderia ter sido amigo do irrelevante com quem tinha combinado a compra da Carris, Metro e não sei o que mais. Para a fortuna de Carlos Slim os seus 3,41% são uma ninharia e admira-me que tenha vindo a Lisboa para votar na Assembleia de Acionistas da PT.
Eu não escrevo isto apenas para defender um ex-PM do PS, mas pela simples razão que na qualidade de ex-jornalista tenho um especial prazer em descobrir os erros e falsidades dos outros, porque isso é igualmente NOTÍCIA e, como tal, é o que me faz mover.
Enquanto não aparecer algo que não seja anedótico e tenha 100% de credibilidade eu continuarei a escrever e a criticar todos os Pereiras. Por: Dieter Dellinger.              


  

Destruíram Sócrates por causa do Investimento Público.E agora em tom de ameaça que tem de haver o mesmo investimento em Portugal.Vamos lá a perceber o que está na cabeça desta gente.



O BCE adverte que a manterem-se baixos níveis de investimento público durante um período de tempo prolongado pode produzir-se uma deterioração do capital…
ECONOMICO.SAPO.PT

José Sócrates - Um homem, verdadeiramente, invulgar
SOCRATES É CULPADO !? PARA A DIREITA DOS INTERESSES, CLARO QUE É …
1.culpado de ser irresponsavel.
Quando pensou que podia por um pais de analfabetos a pensar e mudar de nível. Agora é que estamos bem a competir com o 3º mundo.
2. Culpado de nos levar à falencia. 
Principalmente a partir de 2008, por coincidência, quando o subprime levou à falência uma série de bancos e países e espalhou uma crise mais grave que a de 1929.
3. Culpado de defices superiores a 18 mil milhoes
Exactamente. Até às portas de 2008 conseguiu ser o único a baixar o défice e a crescer ao mesmo tempo. Porque carga de água não continuou?
4. Culpado pelo despesismo publico.
Exactamente. Tal como quando acabou com as subvenções vitalicias, as acumulações de reformas e toda uma série de regalias de muito boa gente onde se incluem, presidente da républica, presidentes de camara dinossauros e juízes.
5.Culpado pela Parque Escolar
Concordo. Quem quererá dar importância à criação de infraestruturas num pais destinado a ser pequenino.
6.Culpado pelas 3ª autoestradas, vazias
Sim, a malta do interior deve estar revoltadissima. Felizmente podem contar com a solideriedade da cidade.
7. culpado pelo aeroporto de beja.
Sim, só serviu para a tecnoforma formar gente que pelos vistos nunca fez falta.
8 culpado pelos aumentos salariais em 2009.
É verdade. Quem o mandou seguir as directivas da UE como os outros países .
9. Culpado pelos swaps.
Pois é. Devia ter deixado as empresas públicas terem continuado a fazer mais sem interferir .. Por: António Oliveira.


Confira os resultados da votação "Qual o melhor primeiro-ministro de Portugal?".
ECONOMICO.SAPO.PT

1 comentário:

  1. É isso mesmo. Viva Sócrates! Fora com os actuais agentes da "JUSTIÇA", agentes servos dos piores malfeitores políticos e financeiros!

    ResponderEliminar