quinta-feira, 14 de março de 2013

Papa Francisco I e a Ditadura Argentina II

             
                        

                                         

O Nobel da Paz Perez Esquivel defende o Papa durante a ditadura

Bergoglio reconheceu que fez a sua 'com sua idade'


Ele diz: "Eu me escondi e ajudou a sair do país para perseguição política '

O papel desempenhado Bergoglio durante a ditadura argentina (1976-1983) perseguiu desde que foi eleito Papa, em 19,06 horas na quarta-feira. Que, se ele estava aliado com o governo, que se ele participou do seqüestro do bebê. Mas, por enquanto está tudo misturado. Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz de 1980 e fortes crenças católicas, veio em sua defesa e que o novo Papa tem se destacado de qualquer suspeita. "Havia bispos que eram cúmplices da ditadura, mas Bergoglio não" .



"Ele foi questionado porque ele diz Queno tomou medidas para resgatar da prisão dois sacerdotes, sendo ele o superior da Congregação dos Jesuítas. Mas eu conheço pessoalmente que muitos bispos pediram à junta militar a libertar os prisioneiros e os padres foram concedidas ", acrescentou.

O flamejante Papa Francisco em 2010 rejeitou as acusações sobre sua suposta cumplicidade com a ditadura na Argentina (1976-1983) e com a marca "cortiço" simples. Em vez disso, disse que a Companhia de Jesus em que ele presidiu "mudamos como um louco" para salvar as vidas de dois jesuítas sequestrados na "guerra suja" e que ele, pessoalmente, se escondeu e ajudou o país a escapar da perseguição política.

Isso se reflete na única entrevista que até ontem o cardeal primaz da Argentina, Jorge Mario Bergoglio, tem que contar o seu lado da história. E no livro "O jesuíta", uma biografia autorizada escrita por jornalistas Ambrogetti Francesca e Sérgio Rubin, que em 2010 estava à venda nas livrarias da cidade.

Os fatos polêmicos

As alegações atribuídas ao papa atual tem 'golpe' para a ditadura que Orlando Yorio e Francisco Jalics, padres operários em favela de Bajo Flores, e não da empresa. Inclinação peronista dizer direito agrupamento "Guarda de Ferro" - estava enfrentando dois subordinados aqueles que aderiram à ala esquerda do peronismo.

Em maio de 1976, um grupo de Jalics Marinha repressivas sequestraram e Yorio, além de vários catequistas que foram para as masmorras da ESMA centro de extermínio e torturados. Sacerdotes, de acordo com o escritor e jornalista Horacio Verbitsky, sempre suspeitei Bergoglio que tinha traído .

Desse grupo de presos políticos, o catequista Monica Mignone continua desaparecida. Seu pai, Emilio Mignone, organização humanitária fundada Centro de Estudos Legais e Sociais (CELS). Em "Igreja e Ditadura" seu livro de 1986, Mignone Bergoglio mencionado como um dos "pastores de ovelhas que deram o seu inimigo sem defendê-los ou resgatá-los" .

No centro de tortura "um interrogador com evidente conhecimento teológico Yorio disse que eles sabiam que não era um guerrilheiro, mas cujo trabalho na favela juntou os pobres e era subversivo", de acordo Verbitsky.
Jalics ditadura e Yorio lançado seis meses depois, em troca de Bispos recebeu o Chefe do Estado Maior, o general Roberto Viola, eo ministro da Economia José Martínez de Hoz. Ambos foram para o exílio. Yorio Jalics morreu e ainda vive na Alemanha.
Bergoglio versão é a de que os sacerdotes "foram liberados, primeiro porque (os militares) não podia acusá-los de nada, e, segundo, porque nos mudamos como louco. Mais tarde naquela noite, quando eu soube do seu rapto, começou a se mover " . Mesmo revelou que "Eu vejo duas vezes geral (ditador Jorge) Videla eo almirante (Emilio) Massera sempre planejar para averiguar o paradeiro dos padres presos."
"Eu me mudei como um louco '
O cardeal disse então que dias antes do golpe militar de 24 de março de 1976 a Yorio e Jalics "Eu disse a eles que ter muito cuidado" , e, embora ele alegou teria cancelado o pedido, "eu ofereci, se alcançado ser adequado para a sua segurança, eles chegaram a viver na casa provincial da Companhia. "
"Eu nunca acreditei que eles estavam envolvidos em" atividades subversivas ", como afirma os seus perseguidores, e realmente não era. Mas seu relacionamento com alguns sacerdotes de favelas, foram muito expostos à paranóia de caça às bruxas", explicou.
Ele também disse que ele tinha dado proteção aos seminaristas perseguidos "na máxima escola da Companhia de Jesus, em São Miguel, na Grande Buenos Aires, onde vivia, escondeu alguns. não lembro exatamente quantos, mas houve vários". "Eu puxei para fora do país, Foz do Iguaçu, um jovem que era muito parecido comigo com meu cartão de identidade, vestido de padre, com clergiman e, assim, poderia salvar sua vida", revelou.
Em suma, Bergoglio concluiu que "Eu fiz o que pude com a sua idade e os poucos que tinham relações com a defendem para os reféns. mudei-me para as minhas chances e meu peso pouco. " E denunciantes sobre confessou que "eu não quero dar para aqueles que querem me colocar em um cortiço".
Juan Ignacio Irigaray | Buenos Aires Atualizado quinta-feira 2013/03/14 17:39 horas       

Nota: Tradutor Automático
 www.elmundo.es/america/2013/03/14/argentina/1363278494.html

1 comentário:

  1. Nos todos sabemos como o Cardeal Cerejeiro foi um cumplice do Fascismo/Salazarismo em Portugal.

    ResponderEliminar