terça-feira, 6 de novembro de 2012

O que é o BCE como funciona uma vergonha



   
                        

Falem-lhes de Sólon

by As Minhas Leituras
Não sou economista, nem financeiro, mas vou falar de uma coisa de que os economistas falam muito e de que sabem pouco: de dinheiro. Escrevi um romance que se chama Fala-me de África. Eu diria: Falem-lhes de Sólon. Apanhei numas velhas folhas antigas nas arrumações conceitos elementares de que nenhum dos meninos dos jornais fala. […]

                        

Os bancos maus desta Europa

by As Minhas Leituras
Não são só os bancos portugueses que se metem em sarilhos. Por exemplo, na Alemanha, em 2008, o principal banco público da Baviera (Bayern LB), com activos perto de 6 vezes a dimensão do Novo Banco, teve de ser salvo com dinheiros públicos (injecção de capital de 10 mil milhões de euros e garantias de […]

                               

Livro conta como os banqueiros fizeram uso do dinheiro dos seus clientes e como esse dinheiro desapareceu.
Em entrevista ao ECO, Helena Garrido fala sobre o novo livro, onde avalia o uso que os banqueiros fizeram do nosso dinheiro. E como ele desapareceu.
ECO.PT


                          


" O esquema para nos esfolar. E ainda conseguem incutir sentimentos de culpa nos esfolados. - Gastaram além das suas possibilidades. "


Hervé Falciani, que revelou o esquema de evasão fiscal do banco suíço HSBC, explica como "sem o menor esforço" os bancos se podem enriquecer sem...
WWW.DN.PT|DE GLOBAL MEDIA GROUP






Vem aí um Lehman Brothers Made in Germany?

E se o 12º maior banco do mundo, o Deutsche Bank (DB), estivesse já numa espiral implosiva? A sua exposição ao mercado de derivados financeiros é superior ao PIB mundial!!!
Os sinais abundam e o pânico que parece ter tomado subitamente conta de Angela Merkel e François Hollande perante o incumprimento grego de 5 de junho é porventura o mais avermelhado aviso do buraco negro que poderá, de um momento para o outro, abrir-se diante do euro, mas também do dólar.
Tem muito dinheiro no DB? Mais de 50 mil euros? Mude-os para o BPI, para o Crédito Agrícola, ou mesmo para a Caixa Geral de Depósitos!




EXPLICA-ME COMO SE EU FOSSE MUITO, LEIGO NA MATÉRIA...

ENTÃO AÍ VAI:




Os 28 bancos que controlam o dinheiro do mundo

by As Minhas Leituras
A transferência, para os Estados, das dívidas privadas tóxicas de 28 grandes bancos “sistêmicos”, durante a última crise financeira, explica as políticas de austeridade praticas na Europa. Francesas, europeias ou norte-americanas, todas as autoridades bancárias asseguram: se o mundo viver uma nova crise financeira, comparável à de 2007-08, nem os Estados, nem os contribuintes vão […]


QUE É O BCE?
- O BCE é o banco central dos Estados da UE que pertencem à zona euro, como é o caso de Portugal.

E DONDE VEIO O DINHEIRO DO BCE?
- O dinheiro do BCE, ou seja o capital social, é dinheiro de nós todos, cidadãos da UE, na proporção da riqueza de cada país. Assim, à Alemanha correspondeu 20% do total. Os 17 países da UE que aderiram ao euro entraram no conjunto com 70% do capital social e os restantes 10 dos 27 Estados da UE contribuíram com 30%.

E É MUITO, ESSE DINHEIRO?
- O capital social era 5,8 mil milhões de euros, mas no fim do ano passado foi decidido fazer o 1º aumento de capital desde que há cerca de 12 anos o BCE foi criado, em três fases. No fim de 2010, no fim de 2011 e no fim de 2012 até elevar a 10,6 mil milhões o capital do banco.

ENTÃO, SE O BCE É O BANCO DESTES ESTADOS PODE EMPRESTAR DINHEIRO A PORTUGAL, OU NÃO? COMO QUALQUER BANCO PODE EMPRESTAR DINHEIRO A UM OU OUTRO DOS SEUS ACCIONISTAS ?
- Não, não pode.

PORQUÊ?!
- Porquê? Porque... porque, bem... são as regras.

ENTÃO, A QUEM PODE O BCE EMPRESTAR DINHEIRO?
- A outros bancos, a bancos alemães, bancos franceses ou portugueses.

AH PERCEBO, ENTÂO PORTUGAL, OU A ALEMANHA, QUANDO PRECISA DE DINHEIRO EMPRESTADO NÃO VAI AO BCE, VAI AOS OUTROS BANCOS QUE POR SUA VEZ VÃO AO BCE.
- Pois.

MAS PARA QUÊ COMPLICAR? NÂO ERA MELHOR PORTUGAL OU A GRÉCIA OU A ALEMANHA IREM DIRECTAMENTE AO BCE?
- Bom... sim... quer dizer... em certo sentido... mas assim os banqueiros não ganhavam nada nesse negócio!

AGORA NÃO PERCEBI!!..
- Sim, os bancos precisam de ganhar alguma coisinha. O BCE de Maio a Dezembro de 2010 emprestou cerca de 72 mil milhões de euros a países do euro, a chamada dívida soberana, através de um conjunto de bancos, a 1%, e esse conjunto de bancos emprestaram ao Estado português e a outros Estados a 6 ou 7%.

MAS ISSO ASSIM É UM "NEGÓCIO DA CHINA"! SÓ PARA IREM A BRUXELAS BUSCAR O DINHEIRO!
- Não têm sequer de se deslocar a Bruxelas. A sede do BCE é na Alemanha, em Frankfurt. Neste exemplo, ganharam com o empréstimo a Portugal uns 3 ou 4 mil milhões de euros.

ISSO É UM VERDADEIRO ROUBO... COM ESSE DINHEIRO ESCUSAVA-SE ATÉ DE CORTAR NAS PENSÕES, NO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO OU DE NOS TIRAREM PARTE DO 13º MÊS.
As pessoas têm de perceber que os bancos têm de ganhar bem, senão como é que podiam pagar os dividendos aos accionistas e aqueles ordenados aos administradores que são gente muito especializada.

MAS QUEM É QUE MANDA NO BCE E PERMITE UM ESCÂNDALO DESTES?
- Mandam os governos dos países da zona euro. A Alemanha em primeiro lugar que é o país mais rico, a França, Portugal e os outros países.

ENTÃO, OS GOVERNOS DÃO O NOSSO DINHEIRO AO BCE PARA ELES EMPRESTAREM AOS BANCOS A 1%, PARA DEPOIS ESTES EMPRESTAREM A 6 E A 7% AOS GOVERNOS QUE SÃO DONOS DO BCE?
- Bom, não é bem assim. Como a Alemanha é rica e pode pagar bem as dívidas, os bancos levam só uns 3%. A nós ou à Grécia ou à Irlanda que estamos de corda na garganta e a quem é mais arriscado emprestar, é que levam juros a 6, a 7% ou mais.

ENTÃO NÓS SOMOS OS DONOS DO DINHEIRO E NÃO PODEMOS PEDIR AO NOSSO PRÓPRIO BANCO!...
- Nós, qual nós?! O país, Portugal ou a Alemanha, não é só composto por gente vulgar como nós. Não se queira comparar um borra-botas qualquer que ganha 400 ou 600 euros por mês ou um calaceiro que anda para aí desempregado, com um grande accionista que recebe 5 ou 10 milhões de dividendos por ano, ou com um administrador duma grande empresa ou de um banco que ganha, com os prémios a que tem direito, uns 50, 100, ou 200 mil euros por mês. Não se pode comparar.

MAS, E OS NOSSOS GOVERNOS ACEITAM UMA COISA DESSAS?
- Os nossos Governos... Por um lado, são, na maior parte, amigos dos banqueiros ou estão à espera dos seus favores, de um empregozito razoável quando lhes faltarem os votos.

MAS ENTÃO ELES NÃO ESTÃO LÁ ELEITOS POR NÓS?
- Em certo sentido, sim, é claro, mas depois... quem tem a massa é quem manda. É o que se vê nesta actual crise mundial, a maior de há um século, para cá. Essa coisa a que chamam sistema financeiro transformou o mundo da finança num casino mundial, como os casinos nunca tinham visto nem suspeitavam, e levou os EUA e a Europa à beira da ruína. É claro, essas pessoas importantes levaram o dinheiro para casa e deixaram a gente como nós, que tinha metido o dinheiro nos bancos e nos fundos, a ver navios. Os governos, então, nos EUA e na Europa, para evitar a ruína dos bancos tiveram de repor o dinheiro.

E ONDE O FORAM BUSCAR?
- Onde havia de ser!? Aos impostos, aos ordenados, às pensões. De onde havia de vir o dinheiro do Estado?...

MAS METERAM OS RESPONSÁVEIS NA CADEIA?
- Na cadeia? Que disparate! Então, se eles é que fizeram a coisa, engenharias financeiras sofisticadíssimas, só eles é que sabem aplicar o remédio, só eles é que podem arrumar a casa. É claro que alguns mais comprometidos, como Raymond McDaniel, que era o presidente da Moody's, uma dessas agências de rating que classificaram a credibilidade de Portugal para pagar a dívida como lixo e atiraram com o país ao tapete, foram... passados à reforma. Como McDaniel é uma pessoa importante, levou uma indemnização de 10 milhões de dólares a que tinha direito.

E ENTÃO COMO É? COMEMOS E CALAMOS?
Oh pá, Isso já não é comigo, né?
Eu só estou a explicar... Caraças!!!

Outros relacionados:
Sabem o que é o banco americano Goldman ...         Transparência - Carlos Moedas
Confissões Assassinos económicos Iraque                  A crise europeia e o euro
 Explicar o BCE na esplanada do café...                      O Que é o BCE
Austeridade Paul Krugman Acabar com a crise já.      O resgate um ano depois
 O Dinheiro como Dívida Parte 1 de 5

       Comentário feito há 15 anos ...
Carlos Carvalhas, há 15 anos, disse:

«A moeda única é um projecto ao serviço de um directório de grandes potências e de consolidação do poder das grandes transnacionais, na guerra com as transnacionais e as economias americanas e asiáticas, por uma nova divisão internacional do trabalho e pela partilha dos mercados mundiais.
A moeda única é um projecto político que conduzirá a choques e a pressões a favor da construção de uma Europa federal, ao congelamento de salários, à liquidação de direitos, ao desmantelamento da segurança social e à desresponsabilização crescente das funções sociais do Estado.»

Carlos Carvalhas, Secretário-geral do PCP — «Interpelação do PCP sobre a Moeda Única», 1997
          Parece que afinal o homem é um visionário



António Costa:

Tenho uma triste notícia para dar aos comentadores e analistas políticos. Podem todos passar a dedicar-se à agricultura porque António Costa, em menos de 3 minutos, disse tudo, TUDO! Há instantes na "quadratura do círculo". E aqui está textualmente o que ele disse (transcrevi manualmente):

 A situação a que chegámos não foi uma situação do acaso. A União Europeia financiou durante muitos anos Portugal para Portugal deixar de produzir; não foi só nas pescas, não foi só na agricultura, foi também na indústria, por ex. no textil. Nós fomos financiados para desmantelar o textil porque a Alemanha queria (a Alemanha e os outros países como a Alemanha) queriam que abrissemos os nossos mercados ao textil chinês basicamente porque ao abrir os mercados ao textil chinês eles exportavam os teares que produziam, para os chineses produzirem o textil que nós deixávamos de produzir. E portanto, esta ideia de que em Portugal houve aqui um conjunto de pessoas que resolveram viver dos subsídios e de não trabalhar e que viveram acima das suas possibilidades é uma mentira inaceitável. Nós orientámos os nossos investimentos públicos e privados em função das opções da União Europeia: em função dos fundos comunitários, em função dos subsídios que foram dados e em função do crédito que foi proporcionado. E portanto, houve um comportamento racional dos agentes económicos em função de uma política induzida pela União Europeia. Portanto não é aceitável agora dizer… podemos todos concluir e acho que devemos concluir que errámos, agora eu não aceito que esse erro seja um erro unilateral dos portugueses. Não, esse foi um erro do conjunto da União Europeia e a União Europeia fez essa opção porque a União Europeia entendeu que era altura de acabar com a sua própria indústria e ser simplesmente uma praça financeira. E é isso que estamos a pagar!”




Description: 336623EC5FE14B8698A03CE3FA862DFF@carlos322d9226


A moderna actividade bancária começou na Europa, em 1743, quando o judeu Amshel Moses Bauer, ourives e agiota de Francforte, adotou o nome de...
AVIAGEMDOSARGONAUTAS.NET


✔ O COLAPSO QUE AÍ VEM, AI VEM VEM...
Este post provavelmente será ignorado por uma grande parte das pessoas porque não tem uma imagem engraçada ou frases que tentam ter piada, gozando com toda esta palhaçada a que assistimos de cadeirinha na 1ª fila.
No entanto esta página foi criada para e sobretudo informar e é isso que este post vai fazer, mostrar porque é que estamos à beira de colapsar.
Se um futuro próximo interessa lê porque vai acontecer de qualquer forma.
"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena".
Não é uma qualquer teoria de mercado, nem tão pouco uma teoria, são factos e sobretudo bom senso;
Alguns Banco Centrais criaram um medida chamada: ‘Quantitative Easing'
Palavra cara certamente. Palavra que para muitos Europeus pode parecer chinês económico se é que parece económico. Na realidade a sua definição é tão complexa que os próprios promotores de tal gigantesca injecção de capital nas economias não sabem a diferença entre Moeda e Dinheiro. Ou se calhar até sabem mas o que interessa é enriquecer as elites financeiras donas dos Bancos Centrais. Sim os Bancos Centrais (grande maioria) são entidades Privadas ou Semi-privadas. Não é segredo está nas páginas da internet dos respectivos Bancos Centrais, uma rápida leitura e percebe-se porquê. O papel produzido pelos Bancos Centrais já vem com dívidas a determinados accionistas desses bancos. Accionistas esses que podem ser empresas ou pessoas iguais a ti que leste até aqui.
A quem possa fazer confusão o papel que cabe aos bancos privados de “criar dinheiro” a partir de um pedido de empréstimo bancário, e aos Bancos Centrais a função de cunhar moeda e imprimir notas, aconselha-se a consulta do vídeo que está no final. É a primeira parte as seguintes seguem através do youtube. Constitui a descrição mais clara e objectiva que existe sobre a forma como o sistema Bancário Privado cria dinheiro, em seu exclusivo proveito. Legendas em Português.
Uma operação de 'Quantitative Easing' é uma medida extraordinária tomada pelo Bancos Centrais de forma a estimular as economias, são injectadas quantidades obscenas de dinheiro para as economias. Estas injecções de capital como outras são acompanhadas dos respectivos juros que irão somar-se ás dívidas já existentes. Juncker no ‘Quantitative Easing' Europeu anuncia um multiplicador de 15, quer isto dizer que que por cada 1 Euro dessa medida vão surgir por artes mágicas 15 Euros de investimento privado. Isto não é mais que um insulto a todos nós.
Os Estados Unidos desde 2008 já fizeram 3 Quantitative Easing, com o último já este ano a registar uns $40 Biliões de Dólares impressos por mês. Endividaram-se na mesma medida obviamente.
Neste o momento o World Clock Debt, o Relógio da Dívida Mundial marca uns pequenos 54 Triliões, 858 Biliões, 234 Milhões de doláres e o resto são trocos claro. Quem chegou até aqui e for consultar o site (-http://www.economist.com/content/global_debt_clock) vê logo o quanto a dívida aumentou em poucas horas. Provavelmente uns 10 BILIÕES, é só uma questão de verificar
Os 'Quantitative Easing' são simplesmente emissões de papel sem qualquer valor que acresce mais uma dívida ás dívidas já existentes em que as pessoas terão que a pagar e com o quê? Medidas de Austeridade lá está.
Não houve na história da civilização um único sistema monetário que sobrevivesse, todos colapsaram, sem excepção. O Euro não vai ser diferente assim como o Dólar não será. O factor comum em todos os colapsos monetários é a Ganância, sendo que o Dólar e Euro foram construídos com os mesmos erros que colapsaram outras moedas. Com as principais economias mundias em recessão. estagnação ou crescimentos tão medíocres que provavelmente são contas marteladas, as respectivas bolsas continuavam a bater recordes históricos de ganhos. Dito de outra forma as Bolsas nunca ganharam e deram a ganhar tanto dinheiro como até Outubro e Novembro.
Em Outubro e Novembro quebraram essa sequência quando as empresas cotadas apresentaram resultados bastante abaixo do previsto. A bolsa vai ser o próximo sub-prime. Isto diz tudo e vão querer que sejamos-nos a pagar também. Preparem-se.
É inevitável o crash completo das economias num futuro bastante próximo.
Esta noticia por coincidência ou não saiu depois do post já estar feito, pelo que é adicionada. Outras fontes para consulta estão a seguir sendo que em Português existe muito pouco claro. Isto está mesmo à nossa frente e pouca gente vê.
E só para terminar, a Islândia, o. primeiro país a colapsar em 2008 é hoje um dos país menos endividados do mundo. Mesmo após ter colapsado não aceitou a ajuda da Troika, desistiram da União Europeia e do Euro. Os Islandeses perceberam que a União Europeia queria que fossem eles a pagar os desfalques feitos nos bancos da Islândia. Desfalques esses que levaram a dezenas de prisões dos administradores. A Troika alertou e esperneou que a Islândia não tinha outra solução. Em 2013 cresceram 3,5% e este ano deve ser igual ou melhor...
✔ Iceland - Economic forecast summary (November 2014)
- Iceland continues to recover from its financial crisis.
http://www.oecd.org/e…/iceland-economic-forecast-summary.htm
Se achas que isto é importante partilha.
--------------------------------------------------------------------------------
✔ Próxima crise está ‘ao virar da esquina’ e chegará em 2016
É conhecido como Dr. Doom, mas foi dos poucos a conseguir prever o que se ia passar nos Estados Unidos antes da crise. Nouriel Roubini alerta agora para uma nova crise, ou melhor um crash da bolsa. Segundo o mediático economista o pior está para vir e não está assim tão longe. A sua previsão é que a bolha rebente em 2016, dá conta o Observador.
http://tinyurl.com/o9vdttv (06 de Dezembro de 2014)
✔ 2016 é o ano do “crash” nas bolsas, avisa o “Dr. Doom” Nouriel Roubini
As bolsas europeias estão perto dos níveis mais elevados dos últimos sete anos e, nos EUA, Wall Street passou quase todo o ano de 2014 a renovar máximos históricos consecutivos. Um dos economistas norte-americanos mais mediáticos, Nouriel Roubini, diz que está a formar-se a “mãe de todas das bolhas” nos mercados e que o colapso – que deverá acontecer, acredita, em 2016 – será tremendo.
http://observador.pt/…/2016-e-o-ano-crash-nas-bolsas-avisa…/
✔ A FRAUDE DO SISTEMA ACTUAL (Video)
Os 'Quantitative Easing' explicados de outra forma quando Godfrey Bloom denunciou a Fraude do Sistema Bancário no Parlamento Europeu
Discuro feito em 2013 legendas Português. - http://tinyurl.com/mxdf3kt
✔ QUEDA NO PREÇO DO PETRÓLEO DEIXA A
DESCOBERTO A GRAVE SITUAÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL
http://tinyurl.com/p2cmf9h (1 de Dezembro de 2014)
✔ A ERA DA DÍVIDA
Depois de tomar conta do sector privado das economias avançadas e de dar origem à Grande Recessão de 2007-08, o endividamento alastrou posteriormente ao sector público e, nos tempos mais recentes, às economias emergentes. Sem mais sectores internos ou externos que sirvam de almofada, a próxima recessão global vai com certeza ser diferente para pior. - http://tinyurl.com/kd446ov
✔ Dívida & Deficit – estratégia de empobrecimento
Resumo
A dívida pública portuguesa tem vindo a aumentar, tal como o volume dos juros, a despeito da redução do deficit e isso leva a que se pergunte quais os limites para o desmantelamento dos serviços públicos e para o aumento das receitas. Esta situação, há muito deixou de ser um problema financeiro e o afundamento do BES, da empresa de regime PT e os casos judiciais de corrupção revelam que há um problema político, de regime. - http://tinyurl.com/m7x9dtm
✔ Videos
O Dinheiro Como Dívida - parte 1 de 5
https://www.youtube.com/watch?v=NoGZ3-CMzJg&feature=youtu.be
✔ Bolsas europeias recuam após lucros de empresas
http://noticias.uol.com.br/…/bolsas-europeias-recuam-apos-l…
✔ Bolsas asiáticas caem com realização de lucros
http://exame.abril.com.br/…/bolsas-asiaticas-caem-com-reali…
✔ NY: bolsas fecham em baixa com realização de lucros
http://www.dgabc.com.br/…/ny-bolsas-fecham-em-baixa-com-rea…
✔ Quantitative Easing - The Economic Collapse
http://tinyurl.com/pb83f62
✔ Great Crash of 2016, third $10 trillion loss this century
http://www.marketwatch.com/…/great-crash-of-2016-third-10-t…
✔The Banksters Are Now Setting Up the Crash of 2016
http://truth-out.org/…/20378-the-banksters-are-now-setting-…
✔ Consensus Building for 2016 Stock Market Bubble, Crash
http://www.financialsense.com/…/cr…/2016-market-crash-bubble

Sem comentários:

Enviar um comentário